_______________________________________________________________________________________________



domingo, 18 de outubro de 2009

JOVENS DE RIO BONITO E RIO DAS OSTRAS CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE E GESTÃO DAS ÁGUAS

Os alunos da rede de ensino de Rio Bonito e Rio das Ostras participam do Programa Agenda Água na Escola, executado pelo Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA) nas regiões hidrográficas Lagos São João e Macaé/Ostras.
Através do programa, os alunos são preparados para mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar e os moradores das redondezas sobre a importância da preservação e conservação dos recursos hídricos.
Em Rio Bonito, as Escolas Municipais Santos Loureiro (Lavras) e Maria Lydia (Rio do Ouro) integram o programa com 40 alunos. Durante a saída de campo, os jovens fizeram questão de usar a camisa oficial da Semana do Meio Ambiente, confeccionada pelo INEA.
Os alunos de Rio Bonito ainda tiveram a oportunidade de visitar o Sítio Riacho Fundo e percorrer o circuito das águas na localidade de Lavras.
No município de Rio das Ostras estão as Escolas Municipais América Abdalla, Cidade Praiana, Francisco de Assis e Padre José Dílson, com 80 alunos sendo beneficiados através do Programa Agenda Água na Escola.
Os educadores também são capacitados e tornam-se multiplicadores desse programa de educação ambiental e mobilização social em sala de aula e na própria comunidade.






Um comentário:

  1. Fiquei contente em conhecer esse trabalho do GEMA. A educação ambiental tem que incorporar ações rotineiras e sinto que o GEMA está no caminho certo.
    No ano de 2.002 eu pude vivenciar o poder da Educação Ambiental : ao longo de um ano realizamos palestras no Rio Tomascar, inclusive contamos com a participação do Firmino (na época Secretário Executivo CILSJ); a taxa de colimetria do rio caiu de 1.500 coliformes /ml para cerca de 100/ml. O casal Ninil e Marilene Rosa foram importantíssimos nesse processo. O Engenheiro Jorge Luiz Campos (na época era chefe da CEDAE Rio Bonito) ensinou os moradores a construírem fossas e o Ninil colocou na casa dele e dos vizinhos. A Secretaria de Meio Ambiente (eu era o secretário na época) doou 10 fossas. Depois plantamos árvores para recuperar um pouco da mata ciliar. Enfim, a educação ambiental " entrou na veia" e a condição do rio melhorou muito.

    Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO www.limpezariomeriti.blogspot.com

    ResponderExcluir