_______________________________________________________________________________________________



domingo, 18 de outubro de 2009

AGENDA ÁGUA NA ESCOLA FORMANDO JOVENS GESTORES AMBIENTAIS EM CASIMIRO DE ABREU E MACAÉ

O Programa Agenda Água na Escola, executado pelo Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA) nas regiões hidrográficas Lagos São João e Macaé/Ostras, está promovendo a formação de Jovens Gestores Ambientais nos municípios de Casimiro de Abreu e Macaé.
Durante o desenvolvimento do programa os alunos apresentam diversas propostas de atuação para fazer um diagnóstico do meio ambiente em que estão inseridos, levando em consideração diversas ações como teatro, oficinas de desenho, vídeo, artesanato e entrevistas com os moradores mais antigos da comunidade.
No município de Casimiro de Abreu as unidades de ensino que participam do programa são E. E. Mataruna, E. E. Christiane Siqueira, E. E. Barra de São João e E. E. Santa Maria. São 60 alunos envolvidos em atividades que contribuem para a melhoria da qualidade e gestão das águas.
Na fase inicial do programa, os alunos reconhecem a área e logo depois começam a preparar o biomapa para identificação dos problemas e qualidades do entorno.
Com essa iniciativa, os jovens analisam e refletem sobre a importância do Programa Agenda Água na Escola para a recuperação e preservação dos recursos hídricos.
Em Macaé, três unidades de ensino estão no programa: C. M. do Sana, C. M. Profª Maria Isabel e C. M. Profº Samuel Brust. Os jovens acreditam que as ações reivindicadas ganham muito mais força através do programa. Foram criadas duas comunidades no orkut para promover essa interatividade entre alunos, professores e gestores do programa: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91262160 e http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=91333142 Também está disponível o blog do Programa Agenda Água – Macaé, através do endereço: http://agendaagua.blogspot.com/, com informações, documentários e filmes sobre o meio ambiente, além de tópicos e fóruns referentes ao programa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário