_______________________________________________________________________________________________



domingo, 18 de outubro de 2009

AGENDA ÁGUA NA ESCOLA PROMOVE A FORMAÇÃO DE JOVENS GESTORES AMBIENTAIS E A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES

Construção do biomapa, resgate histórico e análise da água integram o programa

O Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA) é o responsável pela execução do Programa Agenda Água na Escola nas regiões hidrográficas Lagos São João, Macaé e Ostras, Paraíba do Sul e Itabapoana.
Com a finalidade de promover a “mobilização social e educação ambiental para gestão das águas do estado do Rio de Janeiro”, o programa Agenda Água na Escola do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) tem despertado nos alunos e professores da rede de ensino um novo olhar sobre as questões ambientais da sua comunidade e da sua região.
Num primeiro momento os alunos de todas as unidades de ensino que estão inseridas no programa fizeram o reconhecimento da área e do entorno da escola. Com as informações diagnosticadas através da saída de campo, os jovens iniciaram a construção do biomapa.
Agora chegou a vez do resgate histórico, em que os alunos estão colhendo depoimentos da comunidade a partir do diagnóstico dos problemas e qualidades do ambiente em que vivem. O próximo passo é o monitoramento da qualidade da água, tendo em vista o apoio do Programa Agenda Água na Escola no controle de ocupação da faixa marginal de proteção dos rios que estão próximos das instituições de ensino.
Todas essas ações propostas pelo programa possibilitam a formação de “Jovens Gestores Ambientais” e a “Capacitação dos Educadores”, contribuindo na promoção de condições para que os diferentes segmentos sociais participem ativamente da gestão integrada das bacias hidrográficas e possam intervir positivamente na adoção de políticas sustentáveis de participação da Agenda 21 de cada município e do Comitê de Bacia.
Além de mobilizar diferentes segmentos sociais e uma rede de parceiros institucionais (rede de ensino municipal e estadual, comitês de bacia hidrográfica, consórcios e associações não governamentais) o Programa Agenda Água na Escola, criado pelo INEA, estimula os alunos e professores a adotarem rios ou trechos de rios para cuidar e preservar, assim como desenvolve um programa de monitoramento da qualidade da água para Jovens Gestores Ambientais e um programa de controle da ocupação e conservação da Faixa Marginal de Proteção (FMP), em parceria com associações locais.
Os jovens ainda constroem de forma participativa uma “Agenda Água” que defina a partir do diagnóstico local e dos resultados obtidos pela ação de monitoramento da qualidade da água o controle da ocupação e conservação da FMP, as ações prioritárias e os respectivos responsáveis pela sua implantação.
A divulgação das ações e a realização de um evento público em cada município para mobilização da comunidade local também estão no programa, contribuindo para a maior participação social na formulação de políticas públicas voltadas a gestão ambiental integrada nas bacias hidrográficas.
Os profissionais do GEMA, órgão executor do programa, afirmam que essas iniciativas geram a mudança de hábitos e costumes dos jovens e dos próprios professores, que se preocupam mais com a qualidade de vida e com o meio ambiente saudável.
Nas regiões hidrográficas com cobertura do GEMA, o Programa Agenda Água na Escola tem ainda a parceria do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Prolagos e Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambien
te.

Nenhum comentário:

Postar um comentário