_______________________________________________________________________________________________



terça-feira, 18 de agosto de 2009

"GEMA" VENCE MAIS UM EDITAL









Mobilização e sensibilização de proprietários rurais através do Projeto Mosaicos

As ações do Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA) no “Programa Agenda Água na Escola” e a conquista do “Programa Ponto de Cultura do Ministério de Cultura” fortalecem a participação da instituição nos editais e projetos a serem executados na região dos Lagos e do Rio São João.
O GEMA venceu o edital do Projeto Mosaicos, coordenado pela Associação Mico-Leão-Dourado, Valor Natural, Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica Aliança, com financiamento do CEPF (Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos) e apoio da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da The Nature Conservancy.
O Projeto de Fortalecimento Institucional dos Mosaicos de Unidades de Conservação (UC) do Corredor da Serra do Mar visa apoiar oito projetos desenvolvidos por organizações não governamentais em quatro mosaicos de Unidades de Conservação (Bocaina, Mantiqueira, Central Fluminense e Mico-Leão-Dourado), assim como contribuir para o melhor funcionamento e capacitação dos conselhos gestores, elaborar ações, estratégias e atualização dos planos de ação, promover a conectividade com a paisagem natural e incentivar a troca de experiências entre os mosaicos e a gestão integrada das Unidades de Conservação.
As 24 propostas recebidas foram analisadas e selecionadas por uma comissão constituída pela equipe executora do Projeto Mosaicos e representantes dos conselhos. As oito propostas selecionadas totalizam um investimento de cerca de R$ 320.000,00.
A coordenação do projeto entendeu como promoção dessa conectividade com a paisagem a recomposição da vegetação natural, em especial das áreas de preservação permanente (por meio de diferentes técnicas), a formação de corredores florestais, o incentivo à averbação de reservas legais em áreas selecionadas, a criação de RPPNs e outras unidades de conservação, o fomento florestal, a estruturação de viveiros florestais e a mobilização política e social dessas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário