_______________________________________________________________________________________________



PROJETOS

NOSSA LINHA DO TEMPO...
GEMA tem uma linha do tempo recheada de experiências fantásticas e projetos de sucesso, que compartilharemos a seguir :


(2000) Projeto Pirilimpando;
No ano de sua criação, o GEMA com o patrocínio da LEV'S do Brasil atendeu 45 crianças institucionalizadas, portadoras do vírus HIV. Fazendo da arte um poderoso remédio para o sistema imunológico.

(2002) Formação de Monitores Ambientais;
A primeira ação do GEMA na Cidade de Barra de São João / RJ, formou 15 jovens  como monitores capazes de atuar como guias receptivos. O curso oferecido gratuitamente à comunidade, formou 15 jovens, que tiveram os conteúdos divididos em 04 módulos Básicos: Biologia Marinha, Inglês, Primeiros Socorros e Prática em Turismo Ambiental. 

 (2002-2009) PROJETO AMIGOS DA NATUREZA;
Com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância dos ecossistemas da foz do Rio São João (localizado em Barra de São João, 2º distrito de Casimiro de Abreu, RJ): o próprio rio, o mangue e a restinga do seu entorno; O Projeto AMIGOS DA NATUREZA, contribui para a formação de cidadãos co-responsáveis na melhoria da qualidade socioambiental do município.
Tendo inicio em 2002, foi formado então um grupo de 10 crianças de 05 a 14 anos e seus pais, que através da participação em atividades de sensibilização e integração com a natureza, observam e aprendem a importância de se conservar e preservar o ambiente em que vivem e que dele fazem parte; agindo como agentes ambientais na vigilância desses ecossistemas e interagindo com a sociedade. Dentre as ações efetuadas ressalta-se o recolhimento do lixo na beira do rio e na praia, a distribuição de sacolas para armazenamento do mesmo e de prospectos explicativos sobre tempo de decomposição do lixo na água e recolhimento de pilhas usadas. Como parte das atividades foi montado um pequeno viveiro de mudas, com espécies de restinga e mata atlântica que são distribuídas à comunidade em datas comemorativas.
A metodologia utilizada nesse projeto é baseada no trabalho de Joseph Cornel, e recebe o nome de Aprendizado Seqüencial, onde o participante aprende naturalmente através de atividades lúdicas divididas em 4 estágios: Despertar o Entusiasmo; Concentrar a Atenção; Dirigir a Experiência e Compartilhar a Inspiração. Em nenhum momento se utiliza anotações, sendo que todo o aprendizado ocorre através das experiências vividas durante as oficinas onde brincadeiras de crianças são adaptadas ao tema e servem para reforçar o aprendizado que ocorre de forma prazerosa.


(2005) Nos caminhos do São João;
O projeto integra arte e meio ambiente através do conhecimento da história e cultura da comunidade ribeirinha da Foz do Rio São João. As crianças, público alvo do projeto,  realizam uma caminhada cultural pela cidade de Barra de São João, onde  a história e a natureza são abordadas pelo olhar infantil.

(2005-2011) Projeto Amigos em Ação;
Mobilização de pessoas/instituições com o objetivo de assistir famílias em situação de risco, criando condições básicas, para que esses tenham condições físicas, psicologias e em nível de informação para buscarem melhorias de vida e mudança do cenário atual.

(2005-2009) PROJETO "ERA UMA VEZ... NO RIO SÃO JOÃO". 

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, histórias são contadas às margens do rio seguidas por cantigas de rodas, integrando arte e meio ambiente para pessoas a partir dos 3 anos de idade. Com periodicidade mensal e grande aceitação do publico, o projeto foi um grande sucesso, que despertou o interesse de outros municípios e organizações em desenvolverem a mesma proposta. Em 2009, o projeto foi integrado a proposta do Ponto de Cultura " Era uma vez... Vozes do São João" e desta maneira, ganhou mais espaço, maior publico e visibilidade.



(2005) Projeto CAM — Comunidade  em ação na Microbacia do Rio São João;
Em parceria com a REAJO do Consorcio Intermunicipal Lagos São João (CISJ) e com o patrocínio da WWF Brasil, a ONG GEMA elaborou e desenvolveu na Microbacia do Rio São João que consistiu na realização de oficinas de sensibilização; elaboração de material pedagógico voltado para o ambiente local para ser utilizado pela rede Municipal de ensino dos Municípios de Rio Bonito, Rio das Ostras e Silva  Jardim.

(2006). 
A ONG passa a integrar a Câmara Técnica de Educadores Ambientais do Comitê Lagos São João, onde participou do GT,  que contribuiu com a elaboração da Proposta de Lei em EA, do Projeto Coletivo Educador do MMA e no documento base para a aplicação da EA na região. Além dos projetos desenvolvidos, o GEMA tem atuado em parcerias com Secretarias Municipais tanto do Municipio de Casimiro de Abreu, quanto adjacencias fortalecendo projetos, como: Cidade Limpa, NEPSO (Nossa Escola Pesquisa sua Opinião), dentre outras ações pontuais como: O Rio Ama os Rios e a realização das Conferências Infanto-Juvenil de Meio Ambiente.

(2008);
O GEMA, coordenou a logistica e realizou a sensibilização do I Encontro de Educadores Ambientais da Região Sudeste, realizado em parceria com a UNESCO, Petrobras, WWF e CILSJ. 

(2009) Projeto Mosaico;
Executado pelo GEMA e coordenado pela Associação Mico-Leão-Dourado, Valor Natural, Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica, com financiamento do CEPF tem a proposta de fortalecer institucionalmente os Mosaicos de Unidades de Conservação (UC) do Corredor da Serra do Mar, a partir da Mobilização e Sensibilização de Proprietários para Participação Cidadã na Restauração Ambiental.


(2009-2010) Programa Agenda Água na Escola - INEA;
Primeiro programa de educação ambiental do INEA, teve como objetivo principal a formação de Jovens Gestores Ambientais para o monitoramento da qualidade da água e apoio ao controle da ocupação da faixa marginal de proteção dos corpos hídricos, próximo às 35 escolas dos 11 municípios que integram as 4 Regiões Hidrográficas contemplados: Lagos São João; Macaé e das Ostras; Baixo Paraíba e Itabapoana.  

(2010) Ponto de Cultura – MiniC, Projeto "Era Uma Vez... Vozes dos São João!"
O Projeto traz uma ótica de Bacia Hidrográfica, tomando como linha central o resgate da tradição oral e o sentimento de pertencimento a um endereço ecológico comum, despertando o olhar e mobilizando as comunidades para a participação na gestão das questões socioambientais. Através da arte de contar histórias, sempre próxima ao Rio, do vídeo, do teatro e da rádio comunitária, integrando em todas as etapas arte e meio ambiente.



Em 2010 o GEMA também fez um trabalho de consultoria para o Projeto Juturnaiba Viva - Executado pela Associação Mico-Leão-Dourado em parceria com a Prefeitura de Silva Jardim.


(2011) Programa Agenda Água na Escola - CBH Lagos São João;
Programa de Mobilização Social e Educação Ambiental voltado para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente da Região Hidrográfica Lagos São João. Executado pelo GEMA com recursos do CBH Lagos São João, referendado pela Câmara Técnica Permanente de Educação Ambiental (CTEA), tem como objetivo ampliar e validar as agendas ambientais escolares juntos às comunidades do entorno das escolas envolvidas no Programa Agenda Água na Escola executado em 2009 com recursos do INEA.



(2011-2012) Programa Agenda Água na Escola - CBH Lagos São João;
Programa nos mesmos moldes do executado em 2009 pelo GEMA com recursos do INEA, só que contemplando escolas dos municípios de Araruama, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, não envolvidos na primeira etapa do Programa Agenda Água na Escola INEA e nem na continuidade do Programa, financiada pelo CBH Lagos São João.


2012 já está batendo na porta, e o GEMA se prepara para outras conquistas e ainda mais parcerias de sucesso. Iniciamos uma cadeia de sonhos e mobilizações, sempre movidos pelo coração e pelo desejo de transformação, inserção e valorização do indivíduo, a fim de fomentar discussões, propostas e ações pela e para uma efetiva justiça socioambiental. Estamos nos fortalecendo com a chegada de novos integrantes, amigos que se juntam ao grupo para criar a cada dia, a cada conquista, a nossa história.


(veja nossas imagens na aba "fotos").