_______________________________________________________________________________________________



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PROJETO “ERA UMA VEZ... NO RIO SÃO JOÃO“ GANHA NOVAS VOZES!

Desde 2005, o GEMA – Grupo de Estudos para o Meio Ambiente promove todo 2º Domingo do mês agradáveis tardes com contação de histórias, resgate de cantigas de roda, momentos de leitura com troca de livros, atividades plásticas às margens do Rio São João, de forma a integrar arte e meio ambiente despertando o interesse de pessoas de todas as idades e regionalidades. Ainda neste primeiro semestre de 2010 muitas novidades estão por vir.... O Projeto vai ganhar uma nova roupagem e somará mais 3 pontos de atuação, totalizando 4 Municípios contemplados:Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Cabo Frio. e o nome do Projeto encorpou, agora chama-se: “Era Uma Vez... Vozes do São João“.

Todas as mudanças se deram em razão do Ponto de Cultura, edital vencido pelo GEMA que possibilitará a ampliação do Projeto,afim de incentivar e qualificar a participação da população dos demais municípios por onde passa o Rio São João, criando oportunidade de formação, resgate cultural e utilização de mídias normalmente pouco acessíveis para os moradores desses municípios, através de oficinas.


Você ainda tem dúvidas sobre como ou por que o GEMA está ligado aos Pontos de Cultura?


Abaixo tentaremos esclarecer suas dúvidas com algumas perguntas e respostas


O que são os Pontos de Cultura?
O Ponto de Cultura articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular impulsionar as ações que já existem nas comunidades. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público – até hoje a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC, que coordena o Programa Cultura Viva, já emitiu quatro editais.


O que é o Projeto “Era Uma Vez... Vozes do São João“.?
O projeto terá uma ótica de Bacia Hidrográfica , tendo como linha central o resgate da tradição oral e o sentimento de pertencimento a um endereço ecológico comum, despertando o olhar e mobilizando para a participação desta população na gestão das questões socioambientais. Através da contação de histórias, que acontecerá mensalmente, sempre próxima ao Rio, do vídeo documentário e da rádio comunitária se buscará integrar a arte com o meio ambiente. Enriquecendo as atividades dos eixos propostos com a realidade, potencialidades e talentos locais serão também oferecidas oficinas música folclórica, teatro e fotografia.


Qual a importância desse projeto para a sua comunidade?
Resgatar a participação social da comunidade em todos os espaços, tornando públicas as suas reivindicações.Possibilitar que a juventude rural e ribeirinha participe da construção de novos campos de atuação e lazer, contribuindo dessa forma com a diminuição do êxodo, muito comum nessas comunidades.


O PONTO DE CULTURA É UMA CONQUISTA NOSSA! O GEMA COMPARTILHA ESSA CONQUISTA COM TODOS AQUELES QUE VISLUMBRAM NAS INICIATIVAS DE INCENTIVO A CULTURA, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE,... UM MUNDO MELHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário