_______________________________________________________________________________________________



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"AGENDA ÁGUA NA ESCOLA" É UM DOS PROGRAMAS MAIS ATUANTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os alunos de 31 escolas da rede pública de ensino das regiões hidrográficas Lagos São João, Macaé e Ostras, Paraíba do Sul e Itabapoana estão participando do Programa Agenda Água na Escola, criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
A sensibilização e mobilização dos alunos, professores e monitores transformaram o Programa Agenda Água na Escola num dos projetos mais atuantes do interior do estado do Rio de Janeiro, principalmente pelo fato de promover a educação ambiental e levantar um diagnóstico das questões positivas e negativas vivenciadas pelas comunidades de cada município.
O Programa Agenda Água na Escola - Mobilização Social e Educação Ambiental para Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro - possibilita não só o conhecimento mais amplo das questões ambientais, como também é instrumento de interação entre a escola e a comunidade. Incentiva a participação de pais, alunos, professores e moradores no monitoramento da qualidade da água e na preservação dos recursos hídricos.
Os alunos fizeram o reconhecimento da área e do entorno da escola e com as informações diagnosticadas, através da saída de campo, iniciaram a construção do biomapa. Logo depois, partiram para o resgate histórico, com entrevistas e depoimentos da comunidade sobre a situação da localidade no passado e a realidade vivida atualmente pelos moradores.
O monitoramento da qualidade da água fecha com “chave de ouro” as atividades do Programa Agenda Água na Escola, que ainda conscientiza os alunos e a própria comunidade sobre a necessidade do controle de ocupação da faixa marginal de proteção dos rios.
O Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA), coordenado por Gleice Maira, é o órgão executor do programa nos municípios de Araruama, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito, Iguaba Grande, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário